top of page

BIOGRAFIA

      O Anjos do Hanngar, que tem na formação atual Victor Bergmann, Rafa Sehn, Dom Maikel e Rodrigo Zor, nasceu no simbólico ano de 2000 na cidade de Santa Clara do Sul - RS. Influenciada em grande parte pela sonoridade dos anos 80/90, ainda surfou na efervescência do rock nacional que dominava as FM's de todo o Brasil naquela década.

 

      O primeiro álbum, intitulado "Hanngar", já veio carregado de verdadeiras pérolas, como "Farol", "Hora Marcada", "Fusca Azul" e a queridinha "Flor de Estação", que foi fenômeno de execução nas rádios de todo oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Não demorou muito para a onda ADH arrastar uma legião de fãs, que escolhiam o Anjos do Hanngar como a trilha sonora de suas vidas. Somavam-se ao repertório "Estrela Guia" e "Trilha do Sol" em novos arranjos (estas já eram destaques na voz do então frontman, D'Marco, na sua antiga banda em São Gabriel-RS). Logo o segundo álbum foi uma consequência natural do barulho que esses gaúchos faziam.

 

      Não é segredo para ninguém que o Rock é o principal ingrediente da identidade musical do ADH. Contudo, isso nunca foi um fator limitante para que a banda navegasse sem medo de arriscar pelos mais diversos subgêneros da música. Seja flertando com o clichê mercadológico de letras simples e refrãos chiclete, ou por vezes contra o padrão radiofônico, na qual se destaca a música "Sinfonia". Uma balada em 6/8 eternizada por Ramão com um solo de 16 compassos de contrabaixo (algo nada convencional até os dias de hoje) que venceu as barreiras das tendências e modismos da música pop.

 

      "Livre, leve e Solto" é o álbum que demonstra um amadurecimento musical da banda e dos seus integrantes. Curiosamente, este disco foi o último trabalho de estúdio assinado por Robson Jackisch e foi produzido em seu home studio. 


Em 2008 o vale do Taquari é impactado pelo maior evento registrado na sua história  até então. Os garotos do interior do estado, sem nenhum apoio público e nem associado a outro artista, reuniram mais de 25 mil pessoas em um evento totalmente independente que foi registrado no DVD "ADH ao Vivo".


O ADH conta em sua discografia com 9 álbuns, 1 DVD ao Vivo, 13 Singles e 9 videoclipes, chegando a marca de 32 lançamentos em mais de 20 anos de estrada. Se orgulha de disfrutar da fidelidade de seu público, que lhe apoia mesmo em seus vôos mais arriscados, cativados por um time de anjos que marcaram várias épocas da história da banda.
 

ADH Victor_1.png

Victor Bergmann

O PRIMEIRO ANJO

Baterista e cofundador do ADH. Natural de Santa Clara do Sul-RS, a cidade que por mais de 10 anos foi sede da banda. Fez os primeiros shows da banda acompanhando D. Marco apenas com violão e bateria. Victor está em sua segunda passagem pela banda, sendo que a primeira foi de 2000 até 2009 e a segunda de 2020 até hoje. Em sua jornada musical se aventurou na música eletrônica e criou o projeto T-Rock. Durante anos Victor dedicou seu tempo livre à criação de cavalos e recentemente gosta de se aventurar em trilhas de moto.

 

* Victor Bergmann tem em sua trajetória 24 lançamentos com o ADH.

ADH Rodrigo_1.png

Rodrigo Zor

A LENDA

Produtor musical e guitarrista do Anjos do Hanngar. Natural de São Leopoldo, está em sua quarta passagem, acumulando mais de 7 anos de ADH. Foi Rodrigo quem conduziu a banda através do seu momento mais crítico à uma era de estabilidade, amadurecimento musical e posicionamento profissional do grupo. Conhecido por suas performances enérgicas no palco, ele é o anjo que incendeia a apresentação, contagiando seus companheiros de palco e o coração de todos os "hangarianos". Além de tocar no ADH, Rodrigo Zor é produtor musical de audiovisual e desenvolve trilhas sonoras para documentários, filmes e programas de tv. Empreendedor nato fundou junto com Fabinho Vargas (ex Tchê Guri) uma empresa que presta assessoria e auxílio para empresas e autores poderem receber seus direitos autorais. A rotina intensa e extenuante cobra seu preço! Aos 32 anos Rodrigo Zor sofreu um infarto e aos 33 um AVC, o que afetou parte da sua coordenação motora. Após dias de UTI, colocação de stends e fé em Deus, ele deu a volta por cima e entrega em cada apresentação toda dedicação que o público ADH espera e merece. Apesar de preferir a alegria dos cachorros, hoje alimenta uma gatinha mal humorada e temperamental chamada "Mel".

 

* Rodrigo Zor tem em sua trajetória 22 Lançamentos com o ADH.

ADH Rafael_1.png

Rafael Sehn

O MESTRE DAS CORDAS

 

Também guitarrista do ADH, está em sua segunda passagem pela banda e já soma mais de 6 anos de história. É um verdadeiro prodígio do instrumento, com influências de Jimi Hendrix, Jeff Beck, Jhon Mayer, Paul Gilbert e que consegue acessar os sentimentos dos mais leigos através do seu instrumento. Lançou o seu EP instrumental "Dedo na Moleira" acompanhado do "Rafa Trio". Desde muito cedo ele atua como sideman em vários projetos da cena local além de dar aulas de música. Natural de Venancio Aires-RS, o anjo da serenidade e amante de stratocaster, atualmente reside em Santa Cruz do Sul-RS, aonde seus gatos aguardam ansiosos para o retorno de cada tour.


* Rafa Sehn tem em sua trajetória 16 lançamentos com o ADH.

ADH Maikel_1.png

Dom Maikel

O ESCOLHIDO

É ele quem tem a responsabilidade de dar voz ao ADH. Natural de Correia Pinto-SC, é um agitador cultural em sua essência e desde muito cedo se destacou em festivais e concursos da região da serra catarinense. Tem como influência musical nomes como James Brown, Michael Jackson, Guns N'Roses e, claro, o grande D. Marco. Inclusive, quando ainda era adolescente, ficou conhecido por fazer shows cover que chamavam a atenção por conta da performance vocal, caracterização e fidelidade dos figurinos (boa parte saqueados do guarda roupas de sua mãe). Dentre os vários projetos que participou está o álbum "Impacto", da banda "Nastoróvia", um conto do Texas que conta a história de "Jack McRose". Apesar de ser evidente a realização pessoal no palco, com interpretações vocais e performáticas, o boêmio de Correia Pinto não limita sua atuação ao campo musical, já tendo atuado como locutor de rádio, designer, e sócio de casa noturna. Usa seu tempo livre para limpar a bagunça que sua cachorra faz em casa e na vizinhança.


* Dom Maikel tem em sua trajetória 16 lançamentos com o ADH.

D. Marco

      Membro emérito, cofundador da banda junto com Victor Bergmann, fez as primeiras apresentações tocando "Flor de Estação" mesmo sem ainda ter o registro de estúdio. Além de compor grandes clássicos do ADH durante muito tempo foi quem deu a voz ao grupo acompanhado pelos irmãos Robson e Ramão. Nascido em São Gabriel trouxe na bagagem a experiência adquirida na banda Hangar XVIII, onde atuou como tecladista e performou as primeiras versões de "Estrela Guia" e "Trilha do Sol". Após sofrer 2 AVCs ele se reinventou e dedica seu tempo à sua carreira de escritor, tendo lançado já 2 livros, "Desconfortável" e "No Vão das Entrelinhas - A História Das Músicas", que podem ser adquiridos pelo link a seguir.

bottom of page